naperon de juta # doily jute

 Aqui está, o meu naperon em juta, com precisamente 27 cm de diâmetro, super simples e bem giro!

.

por curiosidade, neste vaso estão a nascer: um limoeiro, uma tangerineira e uma macieira! O pai R entretém-se a semear caroços e fica meses à espera que germinem. Conseguiu!

 



.

A juta, que quando transformada em tecido conhecemos por serapilheira, é uma fibra vegetal de grande resistência, perfeita para determinados projectos. É um material muito versátil, com espessuras diferentes, que podemos usar para fazermos peças em crochet, tricot, tecelagem ou macramé. Por exemplo, imaginem que este mesmo padrão que desenhei para o naperon de juta é reproduzido várias vezes, acrescentando mais duas ou três voltas em cada peça, ficam com uns sousplat fantásticos, agora imaginem que continuavam a crochetar umas dezenas de voltas, ficam com um tapete magnífico ou uma mandála para decorar a vossa parede. As possibilidades são muitas e na net conseguem encontrar muitas ideias fantásticas. 
.
Para o meu naperon não recorri a nenhum desenho já existente, foi surgindo durante a execução e nasceu algo muito simples.  Segue-se o meu humilde gráfico, desculpem-me lá as imperfeições mas ando a aprender a trabalhar com o programa e existem funções que ainda não descobri como aplicar. Mas para primeiro gráfico em formato redondo até que não está nada mal. 
Para reproduzirem um naperon de juta igual ao meu precisam de uma pequena bobina de juta que possa ser trabalhada com agulha nr.5


Espero que se divirtam a reproduzi-lo.




Segue-se uma tabela dos pontos usados com a tradução dos mesmos imediatamente a seguir

.
De cima para baixo: 
coluna esquerda 2 pontos altos rematados juntos; V =2 pontos altos crochetados no mesmo ponto; Borboto - 3 pontos altos crochetados e rematados juntos; anel mágico (ajustável); ponto de corrente; ponto alto; coluna direita meio ponto alto; ponto baixo; ponto baixíssimo; 3 pontos de corrente; ponto alto duplo (tecido em 2 laçadas)

 
Deixo-vos também um link que encontrei na net com um DIY de um saco de juta com um padrão de linhas direitas, que  pessoalmente gosto muito, o mesmo que dizer que me faz bem aos olhos. Entrem pela fonte indicada na legenda da imagem.

Espero que se divirtam a crochetar as vossas peças em juta.
Volto em breve com mais um projecto pronto, daqueles que vos falei aqui.
Bom fim-de-semana ❤



Até já!
Ana Lado B


12 comentários

  1. Adorei o post Ana ! O gráfico já está lindo e o efeito final em crochet então... Mal vi a foto no instagram do vaso com plantas cacei logo a macieira já que esta Primavera também nós fomos abençoados por tal façanha, tenho-a um pouco maior que a tua e e não vejo a hora de a mudar de vaso (mas tenho de esperar que estes calores se vão embora) e de sonhar que ela vá fazer companhia à outra macieira que temos mas que ainda é nova para dar maçãs ;o) Beijinhos e bom crochet prá camisola ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Susana, fico tão feliz por saber que gostaste do gráfico e do naperon de juta :) eu gostei imenso de trabalhar o material e do resultado, acho que vou experimentar fazer mais umas peças em juta, pois está aprovadíssima. Pois, nós também queremos plantar as nossas árvores bebés no quintal, mas temos de esperar que cresçam mais... e demora! Ah, a camisola, sim, ando de volta dela, não tarda e também aparece por aqui ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana, experimentei a juta em alguns suportes para vasos em macramé e gostei... está nos meus planos fazer uns naperons... o teu esquema vai ser muito útil - e o saco também me agrada!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão bom saber que o esquema será usado :D Obrigada!!!
      Sim, o saco é muito bonito. Muito simples, mas bonito.
      Já não faço macramé desde os 80's e agora voltou a usar-se tanto. Confesso que já andei a ver preços de bobinas de juta/sisal (tamanho industrial!) para fazer uns suportes para vasos, acho que ainda me lembro dos nós, pelo menos dos mais simples. Acho que estas coisas são como andar de bicla, uma vez feito, feito para sempre ;)

      Eliminar
  3. Beautiful, very nice to use jute.
    Love
    Chris

    ResponderEliminar
  4. Que lindo o teu naperon. Ficou maravilhoso com esse material.
    Parabéns minha querida por mais um lindo trabalho.
    Beijinho enorme 💚💙♥💛

    ResponderEliminar
  5. Bom Dia Ana
    Sempre adorei este tipo de matéria natural, já que sempre tive uma veia para um rústico .
    Nunca tinha pensado usar esse tipo de juta para fazer trabalhos em crochet , é sem duvida uma bela ideia e adorei o resultado final .
    Eu imagino uma mesa posta com esses individuais, perfeito .
    Quanto ás experiências do teu marido , que coisa gira de se fazer.
    Gosto muito de plantar e ver no que dá, a mãe natureza é perfeita
    Tem uma boa semana minha querida
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A juta é perfeita para determinado tipo de trabalhos e para crochetar é óptima! Não esqueças que para fazeres os individuais tens de acrescentar umas voltas, devem ficar pelo menos com 35cm de diâmetro ;)

      Eliminar
  6. Ana, tanto falei, que fizeste o favor de colocar um prato em cima, para exemplificares que o naperon não tem a dimensão de um individual! Imagino que 4 ou 6 sous plats em juta dê cabo dos dedos!! Adoro que tenhas deixado o esquema, não tenho a certeza de saber ler a receita, mesmo com o nome dos pontos escritos mais abaixo, mas juro que vou tentar! Claro, que não sou doida nem nada , e vou começar com um fio normal, juta é só para profissionais! Já li que a Lulu, aí em cima, também fala em sous plats, ela é como eu, adora colocar mesas! beijinhos, Ana, bom resto de semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente Val, exemplifiquei para veres como pode resultar bem, desde que façamos mais voltas :) o prato que vês na foto é acima do tamanho de sobremesa e abaixo de ladeiro. Sabes como também ficam o máximo? crochetados com ráfia. Comprei dois novelos, na Tiger, em tons pastel, muito bonitos. Sempre é um material mais maleável, experimenta, acho que vais gostar muito de efeito ;)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!