Manta de Outono # giant granny square

Já passaram quase duas semanas desde o memo #eu quero é mantas , já estamos em Março e apenas consegui terminar uma das mantas. Mas tenho a outra já quase, quase pronta, e está a ficar absolutamente linda. Hoje trago-vos a mais recente manta fazbemaosolhos, completamente desenhada por Ana Lado B (moi-même!), a Manta de Outono. O nome não tem nada de original, de facto, mas continuo a olhar para a manta e só me inspira o cheiro e as cores das folhas caídas, o musgo, as madeiras e terra humedecidas. Aos meus sentidos inspira-me o Outono.
A primeira foto dela pronta, acompanhada das pontas que lhe rematei, foi publicada no instagram do fazbemaosolhos. Na altura achei que o ideal  seria aguardar por dias com boa luz natural para a poder fotografar, e de preferência ao ar livre, mas segundo o boletim meteorológico esses dias vão tardar a chegar, portanto decidi não esperar mais e fazer-lhe as fotos possíveis dentro de casa. Ei-la.
.
Às vezes um projector cá em casa dava jeito! A parte mais difícil é, além da boa focagem, conseguir acertar com a temperatura das cores, mas vá lá, não correu muito mal, o azul petróleo está um pouco mais aberto do que realmente é, apenas isso. Já agora um pequeno à parte, ando com vontade de investir numa máquina fotográfica melhor, mas isso só fará sentido caso faça uma pequena formação em fotografia. Embora não sinta a fotografia como um hobby o certo é que me entusiasmo com as fotos para o blog (e agora também para o ig) e obviamente que podia voar mais e melhorá-las substancialmente caso tivesse alguns conhecimentos técnicos. Sabemos que os olhos são os primeiros a comer, portanto, quiçá um destes dias me atire de cabeça a uma dessas formações. Aliás seria bastante decente da minha parte, é que no meu LadoA já organizei vários workshops de fotografia, mas nunca participei em nenhum... shame on you!
.
A manta mede 1,35m x 1,35m, um bom tamanho para nos tapar quando estamos aninhados no sofá ou para colocarmos nas camas para ajudar ao aconchego e como elemento decorativo. Foi crochetada com fio 100% acrílico da Rosários4, o Catitano. Faz um bom trabalho, é para repetir, além de que tem uma paleta de cores muito diversificada. Usei uma agulha nr.6, como sempre ligeiramente acima do indicado por ter o ponto apertado. O modelo é simples e um dos meus preferidos, um giant granny square. Já vos disse que sou completamente apaixonada por granny squares?... com certeza que sim, mas digo outra vez ☺





.
As duas últimas fotos são as que já apareceram no meu instagram, uma com as pontas acabadinhas de serem rematadas e outra com as mesmas por tecer.
.
Sinceramente que gostava de me dedicar a criar os gráficos de todos os projectos que faço, refiro-me aos que são pensados por mim, óbvio. Mas isso implica passar horas e horas em frente ao computador, o que acaba sempre por me retirar a vontade. É pena, e tenho pensado nisso. Já fiz um ou outro gráfico que inclusive lancei no blog, podem encontrá-los no link esquemas/tutoriais na barra do cabeçalho, mas as horas que passo ao computador por vezes matam-me. Preciso de encontrar um programa que me ajude mais do que aquele que uso, um que seja ainda mais intuitivo e simples, precisamente para não ter de ficar colada ao ecrã horas a fio. Tenho que me organizar no meu Lado B e tirar mais partido do tempo que invisto nesta minha paixão, sem dúvida alguma que tenho de o fazer.
Nunca contei as mantas que já fiz, não foram assim tantas mas já são algumas. Ora aí está um belíssimo exercício, juntar todas as mantas que fiz desde que o fazbemaosolhos existe. Algumas já não estão comigo, foram "discos pedidos" mas tenho o registo de todas.
Entretanto, após lançar esta publicação e depois de um aconchegante almoço domingueiro com os filhos e a cara metade, e porque o tempo está bom é para ficarmos em casa e usufruirmos do aconchego, vou lançar-me à outra manta que trago em mãos e terminá-la. Quer dizer, as pontas ficarão por rematar e a barra por fazer, mas o corpo da manta tem de ficar pronto hoje. Será uma manta muito diferente desta, nas cores, no modelo e até na temática que ma inspirou,  mas será igualmente bonita e também desenhada por mim. É que, embora existam tantos e tantos modelos já desenhados que quero muito reproduzir, isto de criar padrões originais, seja pelo desenho, pelas cores ou os dois juntos, cada vez mais me entusiasma. Gosto disto.
E a malta dos crafts aí desse lado, o que é que vos entusiasma mais nos projectos que fazem?


Até já!
Ana Lado B



12 comentários

  1. A manta tem umas cores fantásticas, quase me apetece fazer uma, mas tenho medo de a meio desistir, mas que as tuas mantas são fontes de inspiração, são mesmo.
    Beijinho grande e aguardo para ver a próxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, é este ano que começas a tua manta, vais ver! Quando fazemos algo que encantam os nossos olhos, é impossível desistir, ficamos desejosos de ver o resultado final ;)

      Eliminar
  2. Olá Ana, mais uma manta com o teu selo de qualidade e estilo. Cores lindas, e bem outonais, de fato, portanto o nome que lhe deste não poderia ser outro. Eu já fiz uns 2 workshops de fotografia e só ainda não voltei para mais um, por absoluta falta de tempo. Uma fotografia bem tirada vale mais que mil palavras, é cliché mas é bem verdade. Beijinho, Ana, fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val <3 aahh os wks de fotografia... sem dúvida que está na minha lista de prioridades do meu Lado B. Os olhos são sempre os primeiros a comer, não hajam dúvidas, é mesmo assim. Uma boa foto é uma forte fonte de inspiração!

      Eliminar
  3. Oi Ana...
    Que delícia esse blog... cheio de prosa boa. Amei.
    Essa tua pergunta "o que é que vos entusiasma mais nos projectos que fazem?" ficou martelando na minha cabeça... sabe?
    Eu amo quando eu termino e faço-o funcionar, quando vejo-o fazendo bem a alguém, ou quando vejo alguém elogiar com o coração... isso me entusiasma, sem dúvida é isso que mais mexe comigo. Sem dúvida alguma.

    Amei sua manta e tenho que te dizer ... PARABÉNS! Admiro quem faça crochê, trico, bordados com tamanha eficiência. Sim, não tenho o mínimo jeito pra crochê e tricô, e quanto aos bordados, demoro uma vida pra terminar apesar de AMAAAR essas artes do fundo do coração... hahahaa
    Acredito que será alvo de elogios essa combinação que ficou muito gostosa de olhar... sem falar que deu um ar todo feliz ao ambiente que convida pra uma leitura boa.

    Amada, desejo vir aqui mais vezes e ver mais artes, ler mais daqui.
    Beijo grande e até bem breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana e muito bem-vinda ao fazbemaosolhos!!! Adorei ler as suas palavras e o seu entusiasmo é contagiante!!! Muito, muito obrigada e sempre um até já!<3

      Eliminar
  4. Ana, adorei a manta... E o teu cantinho! Que bom encontrar blogues portugueses cheios de coisas bonitas! Vou voltar mais vezes!

    Beijinho grande!
    Catarina
    Nolugarquechamocasa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!!! Acabo de espreitar o teu blog e retribuo as tuas palavras. Muito, muito obrigada!!! Ah, e é sempre tão, mas tão bom saber que aquilo que tanto gostamos de fazer também faz bem aos olhos dos outros :D muito bem vinda Catarina e um até já!

      Eliminar
  5. Gosto imenso de mantas feitas de apenas um square gigante! Também fiz uma há tempos e adorei... essa é muito alegre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas mantas são lindas de se fazer! Já fiz duas e tenho em lista para o próximo Outono fazer mais uma. Sim, as cores que escolhi criam um bom contraste, aliás um dos meus passatempos preferidos é misturar cores :)

      Eliminar

Obrigada pelas palavras!
Thank you for your words!